Sequência Didática Individual: Notícia e Reportagem: Desenvolvimento - Fake News

 


Total de aulas: 12 aulas. 

PARTE 4: DESENVOLVIMENTO - FAKE NEWS

Por: Lais Julia Santana da Cruz  

 

Proposta: Apresentar os gêneros textuais "Notícia" e "Reportagem", e a "Fake News" para alunos dos 7º e 8º anos, elucidando a construção e a interação de ambos os gêneros com a sociedade e sua influência com o mundo. Serão utilizados como materiais notícias impressas, em canais virtuais e televisivos, além de filmes e vídeos e imagens tiradas da internet.

Habilidades da BNCC:

(EF07LP01) Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.
 
(EF07LP02) Comparar notícias e reportagens sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes mídias, analisando as especificidades das mídias, os processos de (re)elaboração dos textos e a convergência das mídias em notícias ou reportagens multissemióticas.
 
(EF67LP24) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

(EF08LP01) Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.

Avaliações: Ao decorrer das aulas serão apresentadas diversas questões e atividades que podem ser feitas dentro e for da sala de aula.

 

AULA 10: Aquela que não deve ser nome... PUBLICADA!

        

        Retomando a penúltima aula, o professor pode relembrar juntamente a turma, a maneira como as notícias podem afetar e transformar a opinião pública, e por consequência, toda a sociedade. Uma das formas mais contemporâneas de isso acontecer, acabou se popularizando sobre o nome de "Fake News", ou seja, notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. 

        Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas) e costuma ter mais sucesso de propagação entre pessoas com "menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações."

     Por isso, lembrem-se sempre: VERIFIQUEM se o canal de noticias que você acompanha é confiável. Por via das dúvidas, pesquise em mais de uma fonte .

        Para saber mais sobre as "Fake News" veja os conteúdos à seguir.

CONTEÚDO 2: O que são fake news?

        Como o tema Fake News é extenso, uma ideia de atividade para a turma é a criação de cartazes, para disposição no meio escolar ou mesmo nas ruas, informando sobre os perigos das notícias falsas e como evitar sua propagação. 

        Caso o professor se interesse, podem ser pesquisadas "Fake News" atuais em aula, onde os alunos, individualmente, criarão seus cartazes. 


         

AULA 11: Fake News ou lenda urbana? OS DOIS!

         O professor pode iniciara  introdução do tema com algumas perguntas direcionadas: 

  1. Agora, vocês acham que a reportagem pode dar medo?
  2. Algum de vocês já ficou assustado lendo uma notícia?

        Agora, sabia que as Fake News não são novidade? Pois é, turma, as notícias falsas tem sido divulgadas a tanto tempo quanto todas as notícias verdadeiras, e algumas dessas Fake News se tornaram tão famosas que acabaram entrando para a cultura popular. Quer um exemplo?

        O professor pode então, apresentar a... Gangue do Palhaço (e mais).

REPORTAGEM 1: 'Bando do Palhaço' levou caos a PM e aterrorizou SP nos anos 1990

REPORTAGEM 2: DA LOIRA FANTASMA A GANGUE DO PALHAÇO: 5 MANCHETES BIZARRAS DO NOTÍCIAS POPULARES

  1. Você já havia visto algo parecido?
  2. Tendo em vista o que você viu na reportagem apresentada anteriormente, como você sabe qual foi o desfecho dessa história?

        As reportagens falsas sobre a "Gangue dos Palhaços", a "Loira do Banheiro" e até mesmo o "Bebê Demônio" causaram um caos na sociedade da época, já que , como a imprensa "apura apenas a verdade", então nada disso poderia ser falso, não é mesmo?

      Bem, com o passar do tempo, a verdade sobre as notícias tendenciosas veio a tona, porém sua divulgação já havia causado enormes conturbações no imaginário popular, e por isso as histórias acabaram se tornando lendas urbanas populares no Brasil. Houve uma história popular, inclusive, que se tornou famosa ao ponto de ser adaptada para livro e filme... você já ouviu falar de "O bebê de Rosemary?"

LENDA URBANA: Lendas Urbanas - A Gangue do Palhaço


Lição de casa: Para a próxima aula, pesquise sobre Fake News que "se concretizaram" e o impacto delas na sociedade atual. Pense também em uma maneira que poderia ser adotada para remediar seus efeitos e de sua opinião sobre a importância da mídia no cotidiano social. 

 

AULA 12: Notícias bem reais mas que parecem ficção.

         Na aula passada, o professor apresentou Fake News que se tornaram "reais", no imaginário social e na própria cultura do país porém, vocês sabiam, que as vezes o meio jornalístico pode noticiar casos reais tão absurdos, que também entram para a o mesmo imaginário social, e as vezes... pra cultura POP?

        Você já ouviu falar de Psicose/Bates Motel?

CONTEÚDO 1: Psicose e a VERDADEIRA HISTÓRIA de Norman Bates

CONTEÚDO 2: Ed Gein: o assassino que inspirou “Psicose” e “O Massacre da Serra Elétrica”

 


            Agora vamos fazer uma atividade inversa? Após analisar o filme e sabendo da história geral, crie você uma notícia contando o ocorrido, como se estivesse lá e, se for do seu desejo, mude o final da trama!

        Caso o professor queira entrar no tópico de "histórias de terror" ou "contos" cotidianos, pode unir diretamente a aula com nossa sequência de aulas sobre o conto "O fantasma de Canterville", de Oscar Wilde, disponível integralmente em nosso blog!

Comentários

Postagens mais visitadas