Sequência Didática Individual: Notícia e Reportagem: Desenvolvimento - Fake News
Total de aulas: 12 aulas.
PARTE 4: DESENVOLVIMENTO - FAKE NEWS
Por: Lais Julia Santana da Cruz
Proposta: Apresentar os gêneros textuais "Notícia" e "Reportagem", e a "Fake News" para alunos dos 7º e 8º anos, elucidando a construção e a interação de ambos os gêneros com a sociedade e sua influência com o mundo. Serão utilizados como materiais notícias impressas, em canais virtuais e televisivos, além de filmes e vídeos e imagens tiradas da internet.
Habilidades da BNCC:
Avaliações: Ao decorrer das aulas serão apresentadas diversas questões e atividades que podem ser feitas dentro e for da sala de aula.
AULA 10: Aquela que não deve ser nome... PUBLICADA!
Retomando a penúltima aula, o professor pode relembrar juntamente a turma, a maneira como as notícias podem afetar e transformar a opinião pública, e por consequência, toda a sociedade. Uma das formas mais contemporâneas de isso acontecer, acabou se popularizando sobre o nome de "Fake News", ou seja, notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais.
Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas) e costuma ter mais sucesso de propagação entre pessoas com "menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações."
Por isso, lembrem-se sempre: VERIFIQUEM se o canal de noticias que você acompanha é confiável. Por via das dúvidas, pesquise em mais de uma fonte .
Para saber mais sobre as "Fake News" veja os conteúdos à seguir.
CONTEÚDO 2: O que são fake news?
Como o tema Fake News é extenso, uma ideia de atividade para a turma é a criação de cartazes, para disposição no meio escolar ou mesmo nas ruas, informando sobre os perigos das notícias falsas e como evitar sua propagação.
Caso o professor se interesse, podem ser pesquisadas "Fake News" atuais em aula, onde os alunos, individualmente, criarão seus cartazes.
AULA 11: Fake News ou lenda urbana? OS DOIS!
O professor pode iniciara introdução do tema com algumas perguntas direcionadas:
- Agora, vocês acham que a reportagem pode dar medo?
- Algum de vocês já ficou assustado lendo uma notícia?
Agora, sabia que as Fake News não são novidade? Pois é, turma, as notícias falsas tem sido divulgadas a tanto tempo quanto todas as notícias verdadeiras, e algumas dessas Fake News se tornaram tão famosas que acabaram entrando para a cultura popular. Quer um exemplo?
O professor pode então, apresentar a... Gangue do Palhaço (e mais).
REPORTAGEM 1: 'Bando do Palhaço' levou caos a PM e aterrorizou SP nos anos 1990
REPORTAGEM 2: DA LOIRA FANTASMA A GANGUE DO PALHAÇO: 5 MANCHETES BIZARRAS DO NOTÍCIAS POPULARES
- Você já havia visto algo parecido?
- Tendo em vista o que você viu na reportagem apresentada anteriormente, como você sabe qual foi o desfecho dessa história?
As reportagens falsas sobre a "Gangue dos Palhaços", a "Loira do Banheiro" e até mesmo o "Bebê Demônio" causaram um caos na sociedade da época, já que , como a imprensa "apura apenas a verdade", então nada disso poderia ser falso, não é mesmo?
Bem, com o passar do tempo, a verdade sobre as notícias tendenciosas veio a tona, porém sua divulgação já havia causado enormes conturbações no imaginário popular, e por isso as histórias acabaram se tornando lendas urbanas populares no Brasil. Houve uma história popular, inclusive, que se tornou famosa ao ponto de ser adaptada para livro e filme... você já ouviu falar de "O bebê de Rosemary?"
LENDA URBANA: Lendas Urbanas - A Gangue do PalhaçoLição de casa: Para a próxima aula, pesquise sobre Fake News que "se concretizaram" e o impacto delas na sociedade atual. Pense também em uma maneira que poderia ser adotada para remediar seus efeitos e de sua opinião sobre a importância da mídia no cotidiano social.
AULA 12: Notícias bem reais mas que parecem ficção.
Na aula passada, o professor apresentou Fake News que se tornaram "reais", no imaginário social e na própria cultura do país porém, vocês sabiam, que as vezes o meio jornalístico pode noticiar casos reais tão absurdos, que também entram para a o mesmo imaginário social, e as vezes... pra cultura POP?
Você já ouviu falar de Psicose/Bates Motel?
CONTEÚDO 1: Psicose e a VERDADEIRA HISTÓRIA de Norman Bates
CONTEÚDO 2: Ed Gein: o assassino que inspirou “Psicose” e “O Massacre da Serra Elétrica”

.jpg)

.jpg)
.jpg)

Comentários
Postar um comentário