Sequência Didática Individual: Notícia e Reportagem: Desenvolvimento - Notícia

 


Total de aulas: 12 aulas. 

PARTE 2: DESENVOLVIMENTO - NOTÍCIA

Por: Lais Julia Santana da Cruz  

 

Proposta: Apresentar os gêneros textuais "Notícia" e "Reportagem", e a "Fake News" para alunos dos 7º e 8º anos, elucidando a construção e a interação de ambos os gêneros com a sociedade e sua influência com o mundo. Serão utilizados como materiais notícias impressas, em canais virtuais e televisivos, além de filmes e vídeos e imagens tiradas da internet.

Habilidades da BNCC:

(EF07LP01) Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.
 
(EF07LP02) Comparar notícias e reportagens sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes mídias, analisando as especificidades das mídias, os processos de (re)elaboração dos textos e a convergência das mídias em notícias ou reportagens multissemióticas.
 
(EF67LP24) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

(EF08LP01) Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.

Avaliações: Ao decorrer das aulas serão apresentadas diversas questões e atividades que podem ser feitas dentro e for da sala de aula.


AULA 3: Conhecendo a Notícia  


        Iniciar a aula retomando com a turma. os conceitos de "Notícia" e "Reportagem" apresentados anteriormente: 

        Uma notícia retrata qualquer acontecimento considerado relevante para o conhecimento do público de maneira clara e direta. Já a reportagem é o aprofundamento da notícia, trazendo detalhes significativos para os interessados em determinado assunto, podendo em algumas ocasiões, interpretar os dados.

        Discuta rapidamente com os alunos sobre os exemplos que eles trouxeram, se são realmente notícias ou reportagens (o os motivos de serem ou não) e qual dos dois pareceu mais interessante para eles. Em seguida, mostre o seguinte exemplo, seguido de questões:


EXEMPLO 1: Emocionado, Cahill critica árbitro após expulsão


EXEMPLO 2: Mulheres negras são maioria das vítimas de feminicídio e as que mais sofrem com desigualdade social Fonte: Agência Câmara de Notícias


  1. Você acha que esses textos são notícias ou reportagens?
  2. Como você descobriu que o exemplo mostra uma notícia?   


      Agora que conseguimos montar uma base de conhecimento em comum com os alunos, vamos aprofundar seus conhecimentos, começando pelo gênero "Notícia": Até o momento, você já sabe que a notícia é um gênero textual que sempre apresenta fatos considerados relevantes para o conhecimento da sociedade e além disso, as notícias devem ser feitas da forma mais breve possível, independente de onde for apresentada, para que todos tenham acesso de maneira quase que imediata. E mais, a notícia deve ser SEMPRE verificada com calma, para que não ocorram desvios de informações e a verdade seja apresentada o mais imparcial possível. 

        Simples não?

        ...

        Nem tanto.


        Toda notícia, ainda que seja concisa, possui uma estrutura própria, padrão, que te ajuda a identificá-la em qualquer lugar. Para isso, ela precisa ter então: 


     1: Título: Onde a ideia geral do “fato” deve ser passada de maneira clara.

    2: Lide: Onde a visão geral do "fato" é apresentada, dando ao leitor um primeiro contato com o conteúdo. Para isso, é necessário responder aqui as seguintes questões:


  1. O quê?

  2. Quem? (Sujeito)

  3. Quando?

  4. Onde?

  5. Como?

  6. Por quê? (Se possível)

    3: Conclusão: Nos parágrafos "ou minutos seguintes), o autor desenvolve toas as questões apresentadas no lide, dando detalhes que não são considerados importantes o suficiente para aparecer anteriormente.  

 

        Peça para que os alunos copiem essas informações e depois retome os textos que eles trouxeram na lição de casa, checando se as notícias possuem os critérios apresentados. 


Lição de casa: Busque 2 novas notícias, identifique as partes de suas estruturas e anote no caderno.



AULA 4: Exercitando o conhecimento


        Oralmente, retome a estrutura da notícia  com os alunos, e anotando na lousa, e para uma ajuda visual o professor pode apresentar a seguinte imagem:




        Mostre um último exemplo, e determine com eles, cada parte da notícia, tirando todas as dúvidas remanescentes. Caso deseje, faça o mesmo exercício com as notícias pesquisadas na lição de casa. 

     EXEMPLO: Amazônia perdeu mais de 2 mil campos de futebol por dia em 2022, aponta Imazon

        Agora que todas as dúvidas foram sanadas, vamos aos exercícios...

     QUESTÕES: Possíveis questões para Notícia


 

AULA 5: Correção e atividade prática

               Nessa aula. o professor pode se dedicar a corrigir com a turma, as questões passadas na aula passada. 

            Além disso, nos minutos restantes, o professor pode propor aos alunos, em grupos, a construção de uma notícia contendo todos os critérios (Título, Lide, Corpo (como, onde, por que, quem, quando, etc) à partir da seguinte imagem:   


Comentários

Postagens mais visitadas