DESVENDANDO OS SEGREDOS: PARODIANDO A PARÓDIA - PARTE 3
PARTE 3 do ciclo de aulas ‘‘Desvendando os segredos’’
Total de aulas da parte 3: 5 aulas
Por: Matheus Medeiros Santos
Turma alvo: 8.º ano
Desdobramento do projeto de aulas disponível em: link
Proposta: A proposta do ciclo de aulas ‘‘desvendando os segredos’’ é dissipar muitas das questões pendentes que podem ter surgido após a leitura do conto O Fantasma de Canterville. Nesta terceira parte do ciclo teremos uma aula mais dinâmica cujos principais autores serão os próprios alunos! De início, dedicaremos as duas primeiras aulas deste conjunto de 5 para rememorar tudo aquilo estudado sobre o gênero da paródia e, nesta ocasião, daremos um foco para a sua multiplicidade de meios: poema, carta, música, filme, série, tirinhas e entre outros. Nas três aulas finais dedicaremos o nosso tempo de aula para a orientação da produção dos alunos (que idealmente farão em casa e trarão seus rascunhos para a escola ao longo de cada aula) de suas paródias sobre o próprio conto de Wilde (que já é uma paródia)!
Habilidades da BNCC:
(EF89LP36) Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.
Aulas 1 e 2: Não é só de literatura que vive a paródia!
Nas aulas iniciais nesta parte deste ciclo, o objetivo do docente deve ser mostrar para os alunos que a o gênero da paródia não é apenas literário, mas sim que há uma multiplicidade grande de meios pelos quais a paródia pode dar suas cartas: poema, carta, música, filme, série, tirinhas e tantos outros!
É sugerido a formação de roda de discussão e, se possível, a apresentação por parte do docente das seguintes diferentes paródias
- Nas artes, tal como:
- Na música, tal como:
- Em videogames/memes:
- Em animes:
- Parodiar o conto O Fantasma de Canterville
- A paródia pode ser de qualquer natureza (conto, miniconto, letra de música, poema), desde que seja escrita. Em outras palavras, um quadro em aquarela, por exemplo, não é permitido.
- Acordar um número de páginas adequado para aqueles que pretendem fazer um conto e combinar, também, com aqueles que pretendem fazer algo de caráter curto (um poema, por exemplo) sobre o nível de detalhamento.
- Trazer de casa









Comentários
Postar um comentário