Desvendando os segredos: o choque dos dois mundos - Parte 1
PARTE 1 do ciclo de aulas ‘‘Desvendando os segredos’’
Total de aulas da parte 1: 5 aulas
Por: Matheus Medeiros Santos
Turma alvo: 8.º ano
Desdobramento do projeto disponível em: link
Proposta: A proposta do ciclo de aulas ‘‘desvendando os segredos’’ é dissipar muitas das questões pendentes que podem ter surgido após a leitura do conto O Fantasma de Canterville. Nesta primeira parte do ciclo, apresentamos 5 aulas que trabalham com um tema caro para a compreensão do conto de Oscar Wilde: o choque dos dois mundos evidente em sua obra. Por meio dessas aulas buscamos demonstrar para os alunos a tentativa de Wilde de contrapor os dois grandes universos de seu conto: o novo e o velho mundo.
Habilidades da BNCC:
(EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.
AULA 1: O velho e o novo
Nesta aula inicial o professor terá como objetivo principal a criação de imagens, na mente dos alunos, do que representa simbolicamente a Inglaterra e os Estados Unidos no conto do Oscar Wilde.
Para alcançar esse fim, nesta aula inicial o professor deve ler descrições de textos de época e, se possível, mostrar aos alunos imagens (tais como as disponíveis em online: https://dornsife.usc.edu/vsgc/19th-century-online-image-resources/) daquilo que era a Inglaterra e os Estados Unidos do século XIX.
Ao fazer esse processo, porém, é importante evitar a já explicação sobre o que representa no conto de Wilde esses dois universos. Deixaremos esta parte para depois.
Quando o professor estiver trabalhando com essa compreensão pelos alunos daquilo que eram os países, sugerimos o seguinte debate coletivo em sala:
- Essas descrições que lemos e essas imagens que vimos dos dois países nesse mesmo período, vocês notam alguma diferença?
- E alguma semelhança? Tem algo que é universal nessas duas imagens que criamos dos países?
- Como vocês definiram os dois?
- quem é Senhor Otis no conto e como você, com suas palavras, o descreveria? E o que o Senhor Otis, como americano, fala sobre a Inglaterra e os ingleses ao longo do conto?
AULAS 2 e 3: O simbolismo da contraposição
A aula pode começar a partir da produção dos alunos sobre a atividade pedida na aula anterior. Por meio das descrições do Senhor Otis feitas pelos alunos e daquilo que o Senhor Otis omite de opinião sobre a Inglaterra, temos um excelente fio condutor para a matriz principal da aula : o que simboliza o senhor Otis (e os americanos e a américa no geral) e o que simboliza o país que essa família de americanos está (Inglaterra).
A seguir, um debate norteador faz-se fundamental:
- Os Estados Unidos têm rei ou presidente? E a Inglaterra?
- O que vocês acham que é um sistema político mais antigo? Reis e rainhas ou presidentes?
- O que a família Otis faz em relação as manchas do fantasma? Eles buscam uma explicação sobrenatural ou tentam resolver os problemas por meios concretos e materiais?
- O que vocês acham que significa ter ''sangue azul? Alguém sabe?
- Agora que vocês sabem o que é ''ter sangue azul'', me expliquem, por que é importante para reis e rainhas tê-lo?
- O rico e pobre
- O velho e novo
- A vida e a morte
- O sol e a lua (?)
- A chuva e o sol (?)
- A água e o fogo (?)
- A luz e a escuridão
- Quem ou o que podem simbolizar o rico e quem simboliza o pobre?
- Quem ou o que podem simbolizar aquilo que é velho e quem simboliza aquilo que é novo? (não precisa ser necessariamente duas pessoas!)
- Quem ou o que podem simbolizar a vida e a morte?
- Essa é mais difícil, quem ou o que podem simbolizar a luz e a escuridão?





Comentários
Postar um comentário